Após seis meses de paragem, o Queluz Clássicos regressou aos encontros mensais, cumprindo á risca todas as regras de segurança aconselhadas pela DGS para que o bem-estar e a saúde dos participantes não fosse posta em causa.
Compareceram cerca de sessenta viaturas que proporcionaram uma manhã bastante agradável, onde foi possível ver viaturas de diferentes marcas sendo as mais antigas da década de 50.
Entre as viaturas presentes este mês, decidimos dar destaque aos desportivos da marca do oval azul, a Ford, que pudemos apreciar, dois Escort, um Mustang, um Capri e um Taunus RS 20 M. E é pelo Taunus que vamos começar, tivemos oportunidade de falar com o seu proprietário que nos contou um pouco da história desta máquina. Fez este ano 51 anos e passou os primeiros anos de vida nas ex-colónias Portuguesas, onde foi matriculado pela primeira vez. Depois de vir para Portugal esteve abandonado bastante tempo até ser salvo pelo seu atual proprietário, que o restaurou e lhe devolveu a glória de outros tempos. Segundo o Sr. João Ferreira, proprietário do RS 20 M, ainda há pequenos detalhes que não estão a 100%, como por exemplo os bancos dianteiros, uma vez que os de origem estão a ser alvo de um profundo restauro.
Há quem diga que o Capri é o Mustang Europeu… e no domingo quem foi até ao Palácio Nacional de Queluz pode ver o Europeu e o Americano. O Capri que com o seu proprietário já são presença habitual nos nossos encontros é um modelo entre o MK1 e o MK2, apelidado de “Caprissimo”, que marcou a transição da 1ª para a 2ª geração deste popular desportivo.
Em relação ao Mustang o exemplar presente é da terceira geração que foi comercializada entre 1979 e 1993. Este modelo utiliza a plataforma “Fox Body”.
Na década de 80 o Escort XR3i, era dos desportivos do segmento médio mais cobiçados no mercado, pelas linhas desportivas que apresentava e que ainda hoje estão atuais e também pelo prazer de condução que dá a quem se senta atrás do volante.
Continuando no Escort mas recuando uma década, mais precisamente no início da década de 70 a Ford celebrava a vitória do popular Rali Londres México com uma serie especial do MK1 denominada Escort México. De referir que nesta dura prova a Ford não só ganhou como graças á fiabilidade dos seus carros, colocou cinco carros nos oito primeiros lugares. O Escort México do nosso amigo João não deixa ninguém indiferente não só pela sua cor exterior como também pelo som emitido pelo escape e isso ficou mais uma vez provado por quem o pode ver a apreciar este domingo no Palácio Nacional de Queluz. O famoso rali Londres México realizado em 1970 foi ganho pelo Finlandês Hannu Mikkola que repetiu a façanha em 1995 quando convidado pela Ford em jeito de comemoração dos 25 anos do rali voltou a vencer novamente num Escort e novamente navegado pelo Sueco Gunnar Palm. O Queluz Clássicos agradece a todos os que no passado Domingo com grande responsabilidade cívica quiseram dedicar a manhã aos automóveis clássicos.Foi para nós Clube uma enorme alegria poder voltar novamente aos encontros mensais.O próximo encontro terá data marcada para o próximo dia 18 de Outubro como sempre no terreiro do Palácio Nacional de Queluz.
25 setembro 2020