Reportagem - Outubro 2020


O Clube Automóvel Antigo de Queluz realizou no passado domingo mais um encontro mensal e como sempre no terreiro do Palácio Nacional de Queluz.

Foi uma afluência generosa de participantes que fizeram questão de estarem presentes com as suas viaturas clássicas e respeitando na íntegra as disposições legais constantes na Resolução Conselho de Ministros e as consequentes regras impostas pela DGS.

Entre as muitas marcas presentes, quem passou pelo Palácio Nacional de Queluz pode ver uma Renault 12 C, a carrinha do popular modelo francês que nas décadas de 70 e 80 percorreu em grande número as estradas portuguesas, que sendo mais versátil do que o automóvel, foi o transporte de várias famílias e também carro de trabalho nalguns pequenos negócios. O modelo presente já foi retratado em várias revistas da especialidade tendo participado em várias atividades pelo estado irrepreensível em que se encontra.

Entre os construtores japoneses, pudemos apreciar vários Nissan 100 NX, modelo desportivo da marca japonesa que foi comercializado entre 1990 e 1996, e que ainda hoje graças a sua linha desportiva não deixa ninguém indiferente por onde passa.

O popular “Carocha” também esteve este domingo bem representado, contamos com a presença de mais de dez unidades do famoso modelo alemão e das mais variadas épocas e cilindradas.
Por fim destacar o BMW Isetta 300, denominado microcarro, equipado com motor monocilíndrico, 300cc, 4T, refrigerado a ar e produzido nos anos posteriores à Segunda Guerra Mundial. Como curiosidade, em 1953 a empresa italiana Iso Automotoveicoli, fabricante de motocicletas e triciclos comerciais, apresentou no salão de Turim um projeto iniciado em 1952 denominado Isetta, que consistia em um automóvel de baixo custo, voltado para a realidade da economia do pós-guerra italiano. Possuía características peculiares, como porta frontal para facilitar o acesso ao interior do veículo, pequenas dimensões, boa dirigibilidade e performance suficiente para a época (máxima de 85 km/h) com um consumo de até 25 km com apenas um litro de gasolina. 

Resta agradecer mais uma vez a todos os presentes a forma como respeitaram as normas de segurança e caso as condições sanitárias não se alterem contamos realizar em novembro mais um encontro mensal como sempre no terceiro domingo que será no dia 21.
A todos o nosso muito obrigado.

Saudações Clássicas
QC
Texto Júlio Lopes
Fotografia Rogério P. Basílio

29 outubro 2020